Vania Regina Bergonsi

Professora de artes e moda, artista plástica com habilidades em pintura a óleo, acrílica, porcelana e aquarela sobre papel e seda. Professora estadual de Artes por 25 anos e professora universitária (Universidade de Passo Fundo) por 37 anos.

Formada em Educação Artística/Desenho e pós-graduada em Artes: Teorias e Métodos e Produção do Vestuário. Mestrado em Educação: Leitura de Imagens.

Em suas palavras:

"Tenho atelier de pintura onde são trabalhadas diferentes técnicas, respeitando o interesse e desenvolvimento do aluno. Particularmente trabalho na tela com tinta acrílica por considerar menos tóxica. Desenvolvo pintura em porcelana na técnica impressionista e trabalho com estamparia manual em tecidos,

Diferentes abordagens se fazem presentes na minha arte. Não tenho um único mestre e também trabalho com técnicas e motivos diferenciados que tornam meu trabalho bem eclético.

Considero a pintura um ato de subjetividade e de envolvimento emocional. Todo processo mexe com o interior desde a escolha da tela até as cores e o motivo a ser trabalhado.

Como diz Jung, 1920: ´Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão; é sensibilidade, criatividade, é vida.´"